domingo, 2 de agosto de 2009

Paraguay Parte II ''lave sua roupa e não vá presa''

A faculdade de Filosofia da UNA (Universidad Nacional de Asunción) é pequena. De dia funciona um centro chamado colégio experimental Paraguay-Brasil. Uma escola de ensino básico, fundamental e médio. O projeto arquitetônico original da construção é do Niemayer, mas com o passar dos anos, repinturas, adaptações e puxadinhos descaracterizaram o prédio, deixando ele com uma cara de prédio velho, sem muita graça. Todo o departamento de comunicação funciona em um corredor de uns 120 metros, com cinco salas de aula, uma coordenação e uma secretaria. Bem modesto. Na coordenação tem um computador capenga, duas mesas com papelada,uma secretária simpatiquérrima, que sempre me serve café ralo e Miguel, o coordenador ‘’estrelinha’’ (termo de Lujan, uma paraguaya querida). A minha primeira aula foi de Realidad Social Paraguaya, uma matéria que faz parte do currículo do terceiro ano. Como estamos em julho, pego tudo com o bonde andando, já que as aulas começaram no início do ano. O professor, muuuuito simpático e bem humorado, começa a aula chamando atenção da turma, que está numa falação terrível. A piadinha utilizada não foi muito diferente das que ouvimos no Brasil, quem faz comunicação costuma ouvir sempre a mesma coisa: ’’sé que hacen comunicación, pero se comunican demasiadamente....así no és possible’’. A turma acha graça e aos poucos vai tranquilizando, parando de falar. A aula rende,o professor entrega provas, e lança uma nova temática. Consigo esboçar várias anotações no meu caderno e fico aliviada de ver que consigo compreender com facilidade o que é passado. O tema do dia é a reforma agrária paraguaya, que é caótica, desorganizada, injusta e prometida a anos. Sempre a mesma ladainha. Me lembra a reforma de um certo país que começa com B.

Na frente da faculdade tem bares para tomar cerveja, que estão sempre lotados de universitários. Riccardo diz que as pessoas saem de casa para ir ao bar e, caso fiquem entediados ou faça muito frio, entram pra assistir aula. Também tem uma barraquinha boa pra fazer lanche e tomar café. Tudo bom e barato até não poder mais. Paguei em um hamburguer, com salada, maionese, queijo, nada mais que 3000 guaranis, que é o equivalente a R$1,40. Ah....em Belo Horizonte não se come bem com tão pouca grana! Comer bem aqui no Paraguay é absolutamente relativo, pois a comida tem sido meio problemática até o momento. A base da alimentação parece com a brasileira: tem arroz, mandioca, pão, carne em todas as refeições. Feijão não tem. Ter até tem, mas é estranho, sem tempero, sem caldo, sem gosto de feijão. Infelizmente, cometem um assassinato ao melhor ingrediente que uma cozinha pode ter. O modo de preparar as coisas parece se guiar pela lógica de ‘’quanto mais óleo, melhor’’. Tudo é oleoso. O arroz, a carne, o frango, os molhos, o macarrão. Para requintar ainda mais o projeto de comer tudo de forma extremamente não-saudável tem as saladas, ou melhor, não tem saladas. Até agora não vi salada bonita na mesa, no prato de comida. Oposto do meu dia a dia em BH, onde comia salada, muuuuuita salada todos os dias. Tem mandioca, arroz oleoso, purê de batata, carne e....só. Meu intestino estava a beira de um colapso nervoso quando fui jantar com uns amigos e me deparei com a maravilha no cardápio: ensalada mixta.Sei que fiquei salivando loucamente enquanto esperava a melhor refeição do mundo: uma salada. E foi realmente maravilhoso. Agora me deu até um baque de nostalgia, mas vamos tentar prosseguir. Apesar de meu ódio à ausência de feijão e de saladas, nem tudo é decepção na gastronomia paraguaya. As empanadas (já citadas anteriormente) são gostosas, as chipas são boas (dizem que é pão de queijo, mas acho que nunca foram em Minas Gerais pra saber o que é pão de queijo), a mandioquinha frita com alho...hummm, bão demais! As sopas são saborosas, os doces são bem bacanas (tem uma rosca recheda com doce de leite que benza Deus) e nos bares podemos encontrar petiscos deliciosos, que fariam bonito no Brasil também. Na parte de bebida tampouco é problemático, tem bebidas bem gostosas, a cerveja Pilsen daqui, é bem melhor que Skol, Sol e Itaipava e tem opções variadas de refrigerante. Abacaxi, maçã, pomello, etc. Tudo muito interessante para misturar com vodcka.

Aqui na pensão, minha casa, recebemos mais quatro brasileiras. Babita mi amor (Bárbara de São Manoel, SP) que faz pedagogia, Vanessa e Juliana (Curitiba e Sampa capital) que fazem letras e Morgana (Santa Maria) que faz História. Todas irão frequentar a mesma faculdade que eu. Não só a mesma faculdade como o mesmo banheiro, o mesmo quarto, a mesma sala, bem provavelmente as mesmas baladas. Mudamos para um quarto fora da casa, no quintal. É um quarto grandão, com geladeira, pia, banheiro e internet no ar (huhu!). A idéia é deixar a gente com mais privacidade, podendo chegar tarde sem incomodar mi mamá. O que parece plausível, visto que no primeiro dia em que sai pra balada cheguei nada menos do que as 7 horas da manhã e tive que tocar a campainha. Fiquei constrangida, mas Cáti nem se importou e reforçou que eu faria o que eu quisesse aqui, contanto que: ''lave sua roupa e não vá presa''. Acho que conseguirei cumprir com as duas coisas. Agora teremos chave, o que facilitará muito a nossa vida. Pelo menos eu acho. Também creio que será mais econômico assim, morando nós cinco. A gente faz uma boa compra no início do mês e ponto acabou. Tem também uma outra questão: é bom ter meninas para conversar, para experimentar coisas juntas, trocar idéias e coisas e poder se apoiar, poder confiar. Poder falar um pouquinho de português no fim do dia, mesmo com um sotaque estranho, castelianado. O pacto é a gente se ajudar, se cuidar, sermos família. Aqui, é fundamental ter uma família...mesmo que seja assim, de mentirinha.

3 comentários:

Nhamandu disse...

todos estamos leyendo atentamente tu interesante historia.. =o) besos!

Rodrigo Pitta disse...

Sem feijão???!Isso não é vida!

Lívia Aguiar disse...

faça sua própria comida com salada ou você vai engordar muito, Lú!!!! E vê se acha uma panela de pressão... sua vida vai ser completa! hahahaha